Escola Secundária com 3º Ciclo do Ensino Básico de Amora
Histórias, Letras & Cª
Excertos de Arrepiar
Leitura de excerto do livro de Edgar Wallace,

Leitura expressiva do texto realizada pela professora.
Discussão em torno das várias possibilidades de desfecho da narrativa, das personagens em destaque – características tipificadas.
Propostas de trabalho:
Ø Produção de texto escrito – exercício de extensão de texto;
Ø Pesquisa e recolha de informação sobre vida e obra de Edgar Wallace.
Local da actividade: Centro de Recursos - Aquário
Edgar Wallace
Edgar Wallace nasceu a 1 de Abril de 1875, Ashburnham Grove, Greenwich, Londres. Os pais, os actores Polly Richards e Richard Horatio Edgar Marriott, que usava o nome de Walter Wallace, entregaram-no para adopção a George Freeman. O jovem Edgar deixou a escola aos 12 anos, teve vários empregos antes de se alistar no exército aos 18 anos, ao serviço do Royal West Kent Regiment, entre 1893 e 1896. Neste último ano, Wallace viajou para a África do Sul, onde serviu no Medical Staff Corps. Durante este tempo escreveu poemas, bem como reportagens para vários jornais. Na tropa, chamavam-no "the soldier poet", o soldado poeta. Os seus poemas de então foram reunidos no volume The Mission That Failed (1898).
Depois de regressar à vida civil, tornou-se correspondente para a Reuters e trabalhou para vários jornais: Daily Mail (1903-07/1930-32), Standard (1910), The Week-End Racing Supplement (1910-12), Evening News (1910-12), The Story Journal (1913), Town Topics (1913-16), e The Star (1927-32). Em 1902 foi igualmente editor do Royal Daily Mail em Joanesburgo antes de regressar a Londres.
Casou com Ivy Maude Caldecott, de quem teve uma filha em 1900, Eleanor Clare Hellier Wallace. Em 1904 nasce o seu filho Bryan Edgar Wallace e em 1908 a terceira filha do casal, Patricia Marion Caldecott Wallace. Devido a constante esbanjamento de dinheiro, o casamento começou a entrar em rotura, apesar do nascimento do quarto filho em 1916, de nome Michael Blair Wallace. Finalmente divorciou-se em 1918 e em 1921 casou-se com Violet King, sua secretária, de quem teve uma filha, Penelope Wallace, nascida em 1923. Ainda assim, a morte da sua primeira mulher em 1925 devido a cancro da mama deixou-o emocionalmente devastado.
Nos anos 20 e 30, do Século XX, Wallace era o escritor de mistério mais famoso na Europa e nos Estados Unidos. Muitos atribuem-lhe a invenção do thriller moderno e as suas obras têm enredos complexos mas claramente desenvolvidos e são famosas pelo seu suspense. Ganhou muito dinheiro com os direitos de autor mas perdeu-o devido à vida extravagante que levou e às apostas nos cavalos. Wallace morreu a 10 de Fevereiro de 1932, a caminho de Hollywood para escrever o argumento do filme King Kong.
Obra literária
O seu primeiro romance The Four Just Men (Os Quatro Homens Justos), publicado em 1905, foi baseado em matéria que colheu como repórter de um crime. Seguiu-se Sanders of the River (1911). Entre as suas obras mais populares destacam-se On the Spot (1931, Na Boca do Lobo) e a sua autobiografia People: Edgar Wallace, The Biography of a Phenomenon (1926). Centenas de romances e peças de Wallace foram adaptados ao cinema e à televisão.
"Que terrível segredo era aquele que desencadeou a morte, e coisas piores do que a morte, numa tranquila região campestre da Inglaterra? Lew Pheeney era conhecido, entre os seus colegas de ofício, como um arrombador de muito sangue-frio. Entretanto, quando ele se viu diante da porta das sete chaves e de seu sinistro guardião, fugiu aterrorizado. E a morte violenta de Pheeney levou o menos ortodoxo dos detectives de Scotland Yard a empreender uma caçada repleta de perigos. Pois atrás dele caminhava sempre a sombra da morte."
»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»
Às voltas com os livros
Leitura partilhada e integral do conto “A Inaudita guerra da Avenida Gago Coutinho”.
Discussão em torno da mensagem do texto. – 1º momento.
Pesquisa e recolha de informação sobre factos e personalidades decorrentes da abordagem ao texto. – 2º momento.
Local da actividade: Centro de Recursos - Aquário
Às voltas com os livros

Motivação para a leitura/1ª abordagem à obra Sexta –feira ou A Vida Selvagem
Discussão em torno de propostas temáticas – 1º momento:
o Viver sozinho – perigos e ameaças? Confiança e autonomia?
o Estar sozinho é estar só?
o Como seria viver sem regras?
Balanço apreciativo da obra/produção – 2º momento:
o passagens de que gostaram mais ou menos.
o Propostas de produção de texto:
A - E se estivesse no lugar de Robinson, qual seria a minha escolha? A civilização ou a “vida selvagem”?
B – Mensagem de “um Robinson do século XXI” para a civilização.
Local da actividade: Centro de Recursos - Aquário
»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»
Em busca de escritores… portugueses e contemporâneos
Pesquisa/Recolha e selecção de informação/Leitura

Levantamento de dados biobibliográficos sobre a escritora Alice Vieira; inventário das obras da autora presentes no Centro de Recursos – actividades levada a cabo individualmente ou em pares pelos alunos – 1º momento
Leitura expressiva do conto “As mãos de Lang Sand” (livro escolhido consensualmente pelos alunos), constante da colecção de contos inspirados na tradição oral de Macau. – 2º momento
Discussão em torno da mensagem do texto.
Local da actividade: Centro de Recursos – Aquário
»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»
Às voltas com o mundo - O Texto Jornalístico

Repórter em acção – 2º Festival da Canção da ESA – 1º momento
o Redacção de notícia;
o Redacção de entrevista.
Local da actividade: Polivalente
Actividade cooperativa de partilha de informação e experiências – leitura de jornais diários. – 2º momento
Selecção de dois textos jornalísticos e um anúncio publictário ;
Apresentação das razões subjacentes à escolha desses textos;
Local da actividade: Centro de Recursos - Aquário
Repórter do ambiente em acção.
o Elaboração de reportagem a partir de dados recolhidos no local e de pesquisa realizada anteriormente no âmbito da disciplina de Formação Cívica.
Local da actividade: Aula no Exterior
»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»
Às voltas com os livros
Motivação para o estudo do texto dramático
Apresentação de slides sobre o texto dramático – características; texto dramático vs teatro.
Biobibliografia de Almeida Garrett.
Actividades de escrita lúdica : texto lacunar; “verdade ou mentira” (questões de cultura geral).
Local da actividade: Anfiteatro grande
Às voltas com os livros
Motivação para o estudo do texto dramático
Leitura do 1º Acto de Falar Verdade a Mentir

Leitura dramatizada do texto
Local da actividade: Centro de Recursos - Aquário
Vamos ao Teatro
Conhecimento do texto na sua vertente performativa
Aula de campo – visionamento da peça Falar Verdade a Mentir
Sem comentários:
Enviar um comentário