calendário de actividades

25 de fevereiro de 2009

A Professora Ana Guerra enviou registos das actividades HL&Cª desenvolvidas com as suas turmas!!


Escola Secundária com 3º Ciclo do Ensino Básico de Amora


Histórias, Letras & Cª

Excertos de Arrepiar

Leitura de excerto do livro de Edgar Wallace,
A Porta Das Sete Chaves.


Leitura expressiva do texto realizada pela professora.

Discussão em torno das várias possibilidades de desfecho da narrativa, das personagens em destaque – características tipificadas.

Quem foi Edgar Wallace? – apresentação de dados biobibliográficos.
Propostas de trabalho:

Ø Produção de texto escrito – exercício de extensão de texto;

Ø Pesquisa e recolha de informação sobre vida e obra de Edgar Wallace.

Local da actividade: Centro de Recursos - Aquário



Edgar Wallace

Biografia


Edgar Wallace nasceu a 1 de Abril de 1875, Ashburnham Grove, Greenwich, Londres. Os pais, os actores Polly Richards e Richard Horatio Edgar Marriott, que usava o nome de Walter Wallace, entregaram-no para adopção a George Freeman. O jovem Edgar deixou a escola aos 12 anos, teve vários empregos antes de se alistar no exército aos 18 anos, ao serviço do Royal West Kent Regiment, entre 1893 e 1896. Neste último ano, Wallace viajou para a África do Sul, onde serviu no Medical Staff Corps. Durante este tempo escreveu poemas, bem como reportagens para vários jornais. Na tropa, chamavam-no "the soldier poet", o soldado poeta. Os seus poemas de então foram reunidos no volume The Mission That Failed (1898).

Depois de regressar à vida civil, tornou-se correspondente para a Reuters e trabalhou para vários jornais: Daily Mail (1903-07/1930-32), Standard (1910), The Week-End Racing Supplement (1910-12), Evening News (1910-12), The Story Journal (1913), Town Topics (1913-16), e The Star (1927-32). Em 1902 foi igualmente editor do Royal Daily Mail em Joanesburgo antes de regressar a Londres.

Casou com Ivy Maude Caldecott, de quem teve uma filha em 1900, Eleanor Clare Hellier Wallace. Em 1904 nasce o seu filho Bryan Edgar Wallace e em 1908 a terceira filha do casal, Patricia Marion Caldecott Wallace. Devido a constante esbanjamento de dinheiro, o casamento começou a entrar em rotura, apesar do nascimento do quarto filho em 1916, de nome Michael Blair Wallace. Finalmente divorciou-se em 1918 e em 1921 casou-se com Violet King, sua secretária, de quem teve uma filha, Penelope Wallace, nascida em 1923. Ainda assim, a morte da sua primeira mulher em 1925 devido a cancro da mama deixou-o emocionalmente devastado.

Nos anos 20 e 30, do Século XX, Wallace era o escritor de mistério mais famoso na Europa e nos Estados Unidos. Muitos atribuem-lhe a invenção do thriller moderno e as suas obras têm enredos complexos mas claramente desenvolvidos e são famosas pelo seu suspense. Ganhou muito dinheiro com os direitos de autor mas perdeu-o devido à vida extravagante que levou e às apostas nos cavalos. Wallace morreu a 10 de Fevereiro de 1932, a caminho de Hollywood para escrever o argumento do filme King Kong.

Obra literária

O seu primeiro romance The Four Just Men (Os Quatro Homens Justos), publicado em 1905, foi baseado em matéria que colheu como repórter de um crime. Seguiu-se Sanders of the River (1911). Entre as suas obras mais populares destacam-se On the Spot (1931, Na Boca do Lobo) e a sua autobiografia People: Edgar Wallace, The Biography of a Phenomenon (1926). Centenas de romances e peças de Wallace foram adaptados ao cinema e à televisão.



A porta das sete chaves

"Que terrível segredo era aquele que desencadeou a morte, e coisas piores do que a morte, numa tranquila região campestre da Inglaterra? Lew Pheeney era conhecido, entre os seus colegas de ofício, como um arrombador de muito sangue-frio. Entretanto, quando ele se viu diante da porta das sete chaves e de seu sinistro guardião, fugiu aterrorizado. E a morte violenta de Pheeney levou o menos ortodoxo dos detectives de Scotland Yard a empreender uma caçada repleta de perigos. Pois atrás dele caminhava sempre a sombra da morte."



»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»



Às voltas com os livros

Leitura partilhada e integral do conto “A Inaudita guerra da Avenida Gago Coutinho”.

Discussão em torno da mensagem do texto. – 1º momento.

Pesquisa e recolha de informação sobre factos e personalidades decorrentes da abordagem ao texto. – 2º momento.

Local da actividade: Centro de Recursos - Aquário

Às voltas com os livros





Motivação para a leitura/1ª abordagem à obra Sexta –feira ou A Vida Selvagem

Discussão em torno de propostas temáticas – 1º momento:

o Viver sozinho – perigos e ameaças? Confiança e autonomia?
o Estar sozinho é estar só?
o Como seria viver sem regras?

Balanço apreciativo da obra/produção – 2º momento:

o passagens de que gostaram mais ou menos.

o Propostas de produção de texto:
A - E se estivesse no lugar de Robinson, qual seria a minha escolha? A civilização ou a “vida selvagem”?

B – Mensagem de “um Robinson do século XXI” para a civilização.

Local da actividade: Centro de Recursos - Aquário

»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»

Em busca de escritores… portugueses e contemporâneos

Pesquisa/Recolha e selecção de informação/Leitura







Levantamento de dados biobibliográficos sobre a escritora Alice Vieira; inventário das obras da autora presentes no Centro de Recursos – actividades levada a cabo individualmente ou em pares pelos alunos – 1º momento

Leitura expressiva do conto “As mãos de Lang Sand” (livro escolhido consensualmente pelos alunos), constante da colecção de contos inspirados na tradição oral de Macau. – 2º momento


Discussão em torno da mensagem do texto.

Local da actividade: Centro de Recursos – Aquário


»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»



Às voltas com o mundo - O Texto Jornalístico




Repórter em acção – 2º Festival da Canção da ESA – 1º momento
o Redacção de notícia;
o Redacção de entrevista.

Local da actividade: Polivalente

Actividade cooperativa de partilha de informação e experiências – leitura de jornais diários. – 2º momento

Selecção de dois textos jornalísticos e um anúncio publictário ;

Apresentação das razões subjacentes à escolha desses textos;

Local da actividade: Centro de Recursos - Aquário

Repórter do ambiente em acção.

o Elaboração de reportagem a partir de dados recolhidos no local e de pesquisa realizada anteriormente no âmbito da disciplina de Formação Cívica.


Local da actividade: Aula no Exterior

»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»


Às voltas com os livros
Motivação para o estudo do texto dramático


Apresentação de slides sobre o texto dramático – características; texto dramático vs teatro.

Biobibliografia de Almeida Garrett.


Actividades de escrita lúdica : texto lacunar; “verdade ou mentira” (questões de cultura geral).

Local da actividade: Anfiteatro grande


Às voltas com os livros
Motivação para o estudo do texto dramático
Leitura do 1º Acto de Falar Verdade a Mentir






Leitura dramatizada do texto

Local da actividade: Centro de Recursos - Aquário


Vamos ao Teatro
Conhecimento do texto na sua vertente performativa


Aula de campo – visionamento da peça Falar Verdade a Mentir

Sem comentários: